terça-feira, 13 de maio de 2014

Novidades sobre cronograma do eSocial


Segundo divulgação realizada pela Fenainfo nesta sexta-feira (09/05), o início da obrigatoriedade do eSocial para as empresas irá ficar para 2015.

 
A Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo) divulgou nesta sexta feira (09/05/2014) uma nota informando os novos prazos que o Governo está trabalhando para o eSocial.

De acordo com o novo cronograma, nas próximas semanas serão divulgados o Manual de Orientação do eSocial com o leiaute versão 1.2. e o Manual de especificação técnica dos arquivos .xml para envio.

A previsão da Receita Federal é que seis meses após a divulgação da nova versão do leiaute aconteça à disponibilização e acesso ao ambiente de testes. Já o envio dos arquivos do eSocial para as empresas irá ficar para 2015.

Outra novidade é que foi apresentado pela Fenacon à Receita Federal um ofício com as preocupações e sugestões operacionais relacionadas ao eSocial, no intuito de contribuir com o sucesso do programa. Dentre as sugestões apresentadas se destacam:

  • Aplicação de multas somente após o prazo de um ano, contados da data em que efetivamente o sistema estiver em pleno funcionamento;
  • Disponibilização de módulo de sistema simplificado para micro e pequenas empresas;
  • Uso do CPF na identificação dos funcionários, ao invés do PIS, considerando a (real) possibilidade de duplicidade de cadastro.

Além disso, no ofício foi apresentado uma sugestão do novo cronograma de prazos para viabilização do eSocial, conforme abaixo:

  • Empresas Públicas em geral: a partir de janeiro de 2015;
  • Empresas Privadas com mais de 500 empregados: a partir de março de 2015;
  • Empresas Privadas com 100 e até 499 empregados: junho de 2015;
  • Empresas Privadas optantes por regimes tributários diferentes do Simples (Presumido/Real/Arbitrário) que tenham de 0 a 99 empregados: a partir de setembro de 2015;
  • Micro e Pequenas Empresas: janeiro de 2016;
  • MEI, Produtor Rural e empregado doméstico: março de 2016.

O documento enfatizou, ainda, que esse cronograma será viável apenas se o sistema estiver no ar dentro dos próximos 60 dias.

O cronograma sugerido ainda não foi divulgado oficialmente, aguardamos a publicação de ato normativo para novo comunicado de prazos.

Fonte: Fenainfo e Fenacon

Nenhum comentário:

Postar um comentário